Simulação e Otimização de processos: planejamento eficiente

Simulação e Otimização de processos: planejamento eficiente

Decidindo com o apoio integrado de simulação e otimização de processos

Grande parte dos planejadores das empresas ainda decide da mesma forma que há 30 anos. Seja por falta de conhecimento de técnicas mais avançadas, ou por puro conservadorismo. A verdade é que existe um grande potencial de melhoria nessa área, principalmente no Brasil.

Hoje, a principal ferramenta de tomada de decisão nas empresas ainda é a planilha eletrônica. Apesar de muito útil e até bastante poderosa, essa ferramenta não é apropriada para estudar processos acima de certa complexidade. Para decidir sem erro e extrair o máximo dos recursos no sistema, é imprescindível recorrer às ferramentas apropriadas

Otimizando, geramos estratégias; simulando, avaliamos estratégias

A técnica de simulação por eventos discretos fornece todos os elementos para recriar as condições do período em que se deseja avaliar outras formas de tomada de decisão. Com isso, sempre que seja possível reproduzir uma forma de tomada de decisão, esta terá seu retorno avaliado.

Utilizando como exemplo uma empresa mineradora, a técnica de simulação pode definir receitas para os produtos finais das minas, isto é, quanto de cada mina é necessário para se formar cada produto final. O fato é que existe um número ilimitado de receitas e, quanto mais adequadas estas receitas, mais demanda poderá ser atendida.

A otimização, neste exemplo, está em encontrar o conjunto de receitas mais adequado para cada produto final, e respectivas quantidades a serem produzidas. Assim, com estas receitas “ótimas”, será possível determinar quanto de cada mina terá que ser produzido e como cada demanda será atendida.

Simulação e Otimização de processos são técnicas complementares e não concorrentes

Estas técnicas, em conjunto, podem fornecer uma maior capacidade de compreender o impacto de eventos dinâmicos, uma melhor compreensão do sistema total e redução dos riscos como um todo. Diversas maneiras de combinar tais técnicas em diferentes situações de negócio permitem a obtenção de planejamentos mais eficientes e de menor risco.

Ferramentas analíticas de planejamento, com simulação e otimização de processos, estão cada vez mais presentes nos modernos processos de tomada de decisão. Você utiliza as ferramentas corretas para decisão em sua empresa?

 

Leia o artigo completo publicado pela Tecnologística: https://www.tecnologistica.com.br/portal/artigos/56735/decidindo-com-o-apoio-integrado-de-simulacao-e-otimizacao/.

 

Leia também:

Ver outros artigos


Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Fechar X

Avise-me próxima turma

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Fechar X

Indique esta página

[contact-form-7 404 "Not Found"]