Petrobras Risco
Projeto para Estimativa de Tempos Operacionais em Campos de Petróleo
Cenário
Com a grande demanda de recursos voltados para o Pré-Sal Brasileiro, os demais projetos offshore e onshore tem como grande desafio a otimização de cronogramas e recursos críticos para desenvolvimento de novos campos de produção de petróleo e gás natural.
Desafio
Aumentar a previsibilidade de tempos operacionais em projetos de construção de poços de petróleo e gás natural, permitindo melhor aproveitamento dos recursos críticos das companhias petrolíferas.
O Projeto
A Paragon, em conjunto com Petrobras, vem aperfeiçoando, nos últimos anos, estudos probabilísticos de estimativa de duração de construção de poços offshore e onshore através de análises qualitativas e quantitativas de risco e incertezas operacionais.
O objetivo maior é garantir um sincronismo entre os cronogramas de recursos críticos diminuindo o atraso de projetos e sondas de perfuração.
Resultados
O último projeto acompanhado apresentou um desvio menor que 0,5% entre os tempos previsto e realizado, permitindo assim a correta alocação dos recursos e evitando o gasto de milhões de dólares por atrasos nos projetos.