Digital Twin: Como a simulação se tornou um dos pilares da indústria 4.0

Como a simulação e Digital Twin podem fazer diferença em sua empresa.

Não é muito difícil encontrar textos e apresentações que contam a história da indústria 4.0, com passagens pela máquina a vapor (1.0) , linhas de produção (2.0), automação (3.0) e sistemas cibernéticos (4.0).

industria-4-0

Figura 1 – Timeline da Industria 4.0

Em alguns casos, mais impressionante do que visualizar essa “timeline”, é saber que o conceito de indústria 4.0, foi criado por um conjunto de eventos relacionados a incentivos à inovação e padronizações do governo alemão! [1]

Existem vários conceitos que representam os “pilares da Industria 4.0”. Resumimos aqui os principais, são eles:

pilares-industria-4-0

Figura 2- Pilares da Industria 4.0[2]

Em especial, o conceito de simulação é bastante abrangente e utilizado em diversas áreas. Kelton[3] tem uma citação bastante interessante:

“Técnica que utiliza computadores para imitar as operações de vários tipos de processos e facilidades do mundo real. ”

Essa imitação citada, nada mais é do que a ideia do gêmeo digital (digital twin).

O termo Digital Twin remonta a uma apresentação à indústria realizada na Universidade de Michigan em 2002 para a formação de um Ciclo de Vida do Produto Centro de gestão (PLM). O slide de apresentação, como mostrado na Figura 3 e originado pelo Dr. Grieves, foi simplesmente chamado de “Conceptual Ideal for PLM[4]“.

plm

Figura 3 – 1 citação de Digital Twin

No entanto, ele tinha todos os elementos do Digital Twin: espaço real, virtual espaço, o link para o fluxo de dados do espaço real para o espaço virtual, o link para fluxo de informação do espaço virtual para o espaço real e subespaços virtuais.

A Paragon, há 27 anos, cria modelos virtuais (Digital Twins) que possibilitam aos clientes visualizar o comportamento de seus sistemas através de cenários “what if”em um ambiente virtual, e responder a pergutas como:

  • E se aumentar a produção em 5%, qual o impacto nos estoques?
  • Qual deve ser composição da minha frota, em função do que devo transportar ?
  • Se reduzir as falhas em 3%, qual o impacto para a produtividade da linha?
  • Qual vai ser a minha taxa de embarque no porto, com 10% a mais de recursos?

O investimento em estudos com simulação (Digital Twins) é geralmente um dinheiro bem investido. Ele ajuda a determinar a utilização racional do capital. Mesmo se o resultado do estudo não mudar o resultado final, ele previne o risco de uma decisão errada durante o processo. Evitando assim tempo e custos desnecessários.

Sobre a Paragon:

Fundada no Brasil em 1992 e com mais de 700 clientes em diversos países, já desenvolveu vários projetos relevantes como o planejamento da operação do Canal de Panamá, o planejamento da obra do Aeroporto de Guarulhos para o Exército Brasileiro, vários estudos de evacuação de estações de metro e aeroportos, entre outros.

É focada em tecnologia de simulação, com uso de softwares especialistas e comprometida com transferência de tecnologia a seus clientes.

[1]

https://www.bmbf.de/de/zukunftsprojekt-industrie-4-0-848.html

[2]

https://www.leapaust.com.au/industry-4-0/

[3]

Law & Kelton : Simulation Modelling and Analysis (2000)

[4] https://www.researchgate.net/publication/307509727_Origins_of_the_Digital_Twin_Concept

Ver outros artigos


Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!





Fechar X

Avise-me próxima turma



Fechar X

Indique esta página