Dicas de produtividade em home office

Dicas de produtividade em Home Office

Vivemos um tempo inesperado onde medidas restritivas se apresentam e nos fazem rever a forma como trabalhamos, os espaços e as relações com as pessoas. Neste processo de mudanças podemos ser afetados e com isso nosso nível de organização, foco e, consequentemente, nossa produtividade podem ser afetados.

Apesar de muitas empresas já terem aderido ao home office, muitas estão com todo seu quadro de pessoas alocados fora do escritório, precisando a liderança construir novas formas de interação que garantam a qualidade da comunicação, gerenciamento e desenvolvimento de pessoas a distância, buscando manter, ainda, a motivação, produtividade e colaboração.

Da mesma forma, é preciso orientar os profissionais no contato com clientes e fornecedores, que agora estão estabelecidos virtualmente. Parece que não, mas, o primor na relação deve ser cuidado, afinal há humanos dos dois lados da linha. Aqui a regra de ouro é a empatia e a presença ativa como diretriz nos contatos remotos.

Home office nos tempos atuais pode ser desafiador. Além dos compromissos profissionais, também temos compromissos com a casa e com a família. E aqui vão alguns pontos relevantes que ajudarão a todos a lidar com mais produtividade esse momento (durante a quarentena):

 

Dicas de produtividade em home office

  • Prepare seu ambiente de trabalho, se possível, em local privado, longe das distrações.
  • Se mora com outras pessoas, faça combinados sobre horários, interrupções, barulhos, etc.;
  • Esteja confortável no local escolhido dentro de casa para trabalhar, lembrando da ergonomia em condições de trabalho favoráveis.
  • Tenha água e/ou café por perto.
  • Garanta uma boa iluminação e ambiente silencioso;
  • Estabeleça horário de início e término das atividades, agenda de tarefas e reuniões previamente.
  • Mantenha rotina, inclusive nos horários de deitar e se levantar.
  • Estabeleça lista de atividades com tempos determinados para realizá-las.

Parece que não, mas isso interfere bastante na nossa produtividade. Faça Pausas. Movimente-se. O mundo virtual pode levar as pessoas a trabalharem 24 horas x 7 dias, perdendo o ritmo e a pausa, algo que pode com o passar dos dias fazer com que o rendimento, energia e produtividade caiam.

Garanta a conexão segura com a internet para que não precise interromper seu trabalho e conversas remotas.
Ao usar novas ferramentas virtuais de trabalho, dedique tempo para conhecer suas funcionalidades e aproveitá-las ao máximo.

As reuniões virtuais devem ser limitadas ao necessário, mantendo-se mais curtas para que não enfraqueça sua produtividade e seu tempo; lembre-se de construir previamente com o(s) interlocutores acordos, tempo de duração conversa online e assunto a ser trabalhado, assim como a frequência com que irão conversar ao longo das semanas.

Lembre-se de estar na sala virtual com uns minutos de antecedência; teste som e vídeo. Tenha olho na tela e atenção ao outro e a todos os participantes.

O uso de vídeo pode ser recurso frequente em home office. Por isso, atenção a sua imagem. Esteja apresentável e cuide do cenário que aparecerá no fundo (quarto, sala ou outro espaço de sua casa). Não permita que outras pessoas passem por detrás e se movimentem no ambiente e não revele informalidade como objetos e pertences pessoais, por exemplo, cama desarrumada ao fundo, roupa jogada no sofá, pratos e copos sujos, etc.

Para finalizar, estruture uma agenda em casa durante a quarentena que traga equilíbrio nas atividades do dia a dia. Revitalizar é importante curtindo as pequenas coisas do dia, e tendo tempo de qualidade para você e com as pessoas.

Traga energia e movimento para sua vida fazendo atividades que gosta e adéque-as dentro de casa. Lembre-se também de usar determinado tempo para sua reciclagem e desenvolvimento.



CRP 06/50929-7 e CRPJ 06/5880/J

Sobre a Verônica:

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, especializada em Logoterapia pela SOBRAL, possui 23 anos na área clínica.

Responsável pelo departamento de RH da Paragon há 15 anos, atua como Consultora de Assessment e Desenvolvimento de Pessoas e Equipes. Possui Certificação Hogan e DISC, para aplicação, análise e plano de desenvolvimento individual e grupal. Desenvolve, implanta e coordena programas na área de RH, alinhando as práticas e processos à estratégia da Empresa. Habilidade em Recrutamento e Seleção de Pessoas, assim como desenvolvimento e promoção de Talentos.

Formada em Coaching pela Erickson Coaching International; ACC/ICF certificada e membro da International Coach Federation (ICF). Atua como Coach para o desenvolvimento humano.

Sobre a Paragon:

Fundada no Brasil em 1992 e com mais de 700 clientes em diversos países, já desenvolveu vários projetos relevantes como o planejamento da operação do Canal de Panamá, o planejamento da obra do Aeroporto de Guarulhos para o Exército Brasileiro, vários estudos de evacuação de estações de metro e aeroportos, entre outros.

É focada em tecnologia de simulação, com uso de softwares especialistas e comprometida com transferência de tecnologia a seus clientes.

Ver outros artigos


Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Fechar X

Avise-me próxima turma

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Fechar X

Indique esta página

[contact-form-7 404 "Not Found"]