Compartilhe:

SIMIO – Competição de Simulação para Estudantes

Simio lhe convida para participar de seu concurso bi anual de simulação. Ele é aberto para a estudantes de graduação e cursos técnicos. Além da fama e da honra serão distribuídos prêmios em dinheiro totalizando USD 3.000,00 duas vezes ao ano.

Aqui está um resumo do primeiro problema para 2015 (fevereiro até maio), baseado em uma aplicação atual da companhia petrolífera Shell.Simio Logistica de Perfuração (SDL) freta um número de embarcações para mover materiais de e para várias areas de exploração marítimas. O sistema “como ele é” dedica uma pequeno número de embarcações para servir um número de areas marítimas.

Como o custo de uma plataforma de petróleo ociosa em virtude da falta de material é extremamente alto, SDL tende a adquirir embarcações para atender as especificações, para maximizar a eficiência da perfuração. Dados indicam que há tempos ociosos em ambos os portos e também nas areas marítimas. SDL gostaria de melhorar o scheduling das embarcações e potencialmente reduzir o tamanho da frota através de melhorias operacionais.

A primeira parte deste problema é modelar o sistema “como ele é” com a frota atual dedicada para areas específicas de perfuração. Esse modelo é responsável por diferentes tipos de navios, e modelos de transporte para um pequeno grupo de itens de carga para as plataformas. A complexidade do sistema inclui o processo de carga na embarcação e o impacto da agua e o tamanho das ondas no transporte das embarcações e descarga. Esse modelo “como ele é” irá permitir uma base de comparação para avaliar as estratégias pelo sistema.

A segunda e mais importante parte deste projeto é desenvolver e avaliar estratégias alternativas – como uma frota compartilhada de navios servindo todas as localidades – para desenvolver um sistema “como será” que diminui os custos enquanto mantém o mesmo nível de serviço. Os resultados do projeto vão ser julgados tanto pela qualidade do projeto, quanto pela eficiência/custo do sistema “como será” proposto.

Esse problema não irá somente desafiar as habilidades de modelagem do estudante, mas também requer criatividade, gerenciamento de projetos, além de produção de videos e apresentações. Nós acreditamos que os estudantes irão considerar a participação interessante e de grande valor.

Registro do Grupo de Estudantes

Estudantes: Se é seu professor que está fazendo a inscrição como um projeto da aula, você ainda não precisará fazer seu registro, no entanto, se você quer participar como um projeto ad-hoc ou uma activida opcional, reuna o seu time e complete a Student Registration Form para começar. Em qualquer uma das situações, o case só será enviado para o seu professor, quem monitoreará a sua participação. Consulte a Contest Rules and Guidelines para informação adicional importante e dicas de sucesso.

Registro do Instrutor da Aula

Instrutores: Embora os estudantes possam participar livremente do concurso como uma iniciativa ad-hoc ou um projeto extracurricular, se você preferir, você pode incorporar este evento como uma parte formal da sua aula. Use o instrutor Signup Link para cadastrar a sua turma. Também se preferir adicionar um componente mais desafiante para os seus estudantes mais experientes, o projeto pode ser extendido até incluir o Risk Based Planning and Scheduling. Esta extensão não estará incluída na standard Simio Student Competition. Para receber detalhes adicionais sobre como extender este projeto, contate o Simio.

Critérios de avaliação

A evaluação será feita por um grupo de juízes independentes, conhecedores do mundo da simulação académica e comercial. A evaluação será baseada em um sistema composto por 10 itens, cada um dos quais terá uma nota entre 0.0 e 3.0 pontos. Para mais detalhes, veja os Critérios de Avaliação do Concurso.

Resultados Prévios do Concurso

O nosso primeiro concurso bi anual de simulação (Setembro 2014) foi um total sucesso com mias de 130 times e 425 participantes de 27 escolas diferentes e 13 países. 37 estudantes foram reconhecidos individualmente como ganhadores e receberam menções honoríficas. O problema neste caso envolveu o desenho e logística de um novo negócio que combinava estacionamentos de aeroportos com um negócio de aluguel de carros.

Os resultados do concurso foram amplamente divulgados. Várias escolas destacaram os seus estudantes em publicações de imprensa e inclusive alguns jornais locais publicaram os resultados. O feedback dos estudantes e das faculdades foi positivo e já antecipamos algumas ofertas de emprego que sairão como consequência disto.

Veja o video da cerimônia de entrega dos prêmios de Dezembro/2014 para ver o resumo dos resultados.



Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!





Fechar X

Avise-me próxima turma



Fechar X

Indique esta página