Minas-Rio: um dos maiores projeto de mineração do mundo usa simulação para apoiar decisões

O Minas-Rio é um dos maiores projetos de mineração do mundo. Trata-se de um sistema complexo composto por mina para extração de minério de ferro no município de Conceição do Mato Dentro (MG), uma unidade de beneficiamento em Alvorada de Minas (MG), um mineroduto para o transporte do produto e um terminal de recebimento no Porto de Açu, em São João da Barra (RJ).
O diferencial do Minas-Rio é a forma como o minério de ferro será transportado para exportação ao Porto Açu. O processo, realizado via mineroduto de 525 quilometros de extensão, reduz drasticamente custos e tempo de transporte, porém exige atenção especial na operação, já que uma pequena falha pode impactar rapidamente toda a cadeia.
Por essa razão, a Anglo American, empresa responsável pelo projeto, contratou a Paragon para simular todo o sistema e desenvolver uma ferramenta capaz de avaliar diferentes cenários e, assim desenhar a melhor estratégia para maximizar a capacidade de operação.
O modelo construído pela Paragon, contempla o funcionamento e a manutenção – preventiva e corretiva – de todos os equipamentos utilizados em cada etapa do processo desde a extração do ferro até a chegada ao porto. Foram consideradas mais de 500 máquinas e quase 800 mil variáveis, que podem ser combinadas de diferentes formas para demonstrar o impacto de cada alteração na cadeia.
O uso da tecnologia de simulação foi fundamental para o Minas-Rio, pois permitiu a definição do plano de manutenção, indicou a melhor estratégia de operação e norteou as decisões de investimento do projeto, que hoje, contabiliza o valor de mais de US$ 8 bilhões.
Quando operando com capacidade máxima, o empreendimento deve exportar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro todos os anos, contribuindo para que o Brasil se mantenha entre os principais exportadores de ferro do mundo.

Sobre a Paragon – A Paragon é uma consultoria, fundada em 1992, com o objetivo de apoiar as decisões em negócios complexos, utilizando matemática e tecnologia. Especialista em análise de capacidade, a Paragon está envolvida em grandes obras no Brasil e América Latina, aplicando simulação para solucionar gargalos logísticos e de infraestrutura que, hoje, são obstáculos para o desenvolvimento e crescimento econômico da região e, impactam o comércio mundial. Ao longo de 20 anos de história, atendeu mais 1.000 projetos e é a maior consultoria de simulação da América Latina, possuindo escritórios em São Paulo-Brasil e Rosário-Argentina.



Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!





Fechar X

Avise-me próxima turma



Fechar X

Indique esta página