Compartilhe:

Minas Rio

Minas-Rio usa simulação para apoiar decisões

Cenário

O Minas-Rio é um dos maiores projetos de mineração do mundo. Trata-se de um sistema complexo composto por mina para extração de minério de ferro no município de Conceição do Mato Dentro (MG), uma unidade de beneficiamento em Alvorada de Minas (MG), um mineroduto para o transporte do produto e um terminal de recebimento no Porto de Açu, em São João da Barra (RJ).

O diferencial do Minas-Rio é a forma como o minério de ferro será transportado para exportação ao Porto Açu. O processo, realizado via mineroduto de 525 quilômetros de extensão, reduz drasticamente custos e tempo de transporte, porém exige atenção especial na operação, já que uma pequena falha pode impactar rapidamente toda a cadeia.

Desafio

O processo de transporte via mineroduto possui mais de 500 máquinas com funções e comportamentos distintos, o que torna o desenvolvimento de um plano de manutenção uma tarefa complexa.

O Projeto

A Paragon foi responsável por simular todo o sistema e desenvolver uma ferramenta capaz de avaliar diferentes cenários e, assim desenhar a melhor estratégia para maximizar a capacidade de operação.

O modelo construído pela Paragon, contempla o funcionamento e a manutenção – preventiva e corretiva – de todos os equipamentos utilizados em cada etapa do processo desde a extração do ferro até a chegada ao porto. Foram consideradas mais de 500 máquinas e quase 800 mil variáveis, que podem ser combinadas de diferentes formas para demonstrar o impacto de cada alteração na cadeia.

Resultados

O uso da tecnologia de simulação foi fundamental para o Minas-Rio, pois permitiu a definição do plano de manutenção, indicou a melhor estratégia de operação e norteou as decisões de investimento do projeto, que contabiliza o valor de mais de US$ 8 bilhões.



Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!





Fechar X

Avise-me próxima turma



Fechar X

Indique esta página