Compartilhe:

Cemig

Projeto CEMIG

Cenário

As novas regulamentações do setor de energia associadas ao processo de revisão tarifária pressionaram as distribuidoras de energia a minimizar seus custos revendo detalhadamente a sua estrutura operacional.

Os gestores demandavam informações precisas e cientificamente comprovadas com a finalidade de se alcançar melhores decisões.

Desafio

Determinar de forma integrada a melhor alternativa para várias questões operacionais/estratégicas como, distribuição de equipes de manutenção, garantia dos padrões de qualidade, redução de custos e aumento da capacidade operacional.

O Projeto

A CEMIG, buscou o auxílio da Paragon para desenvolver uma solução com a simulação e a otimização da operação dos serviços de campo, com o objetivo de se executar um preciso planejamento de capacidade de forma a atender todas as exigências regulamentares ou de qualidade com o menor custo possível, além disto, o projeto contemplou estratégias para o aumento da eficiência operacional e a melhoria da qualidade.

Resultados

Através de um modelo de simulação e otimização pode-se realizar estudos descentralizados, sem periodicidade definida, podendo analisar estratégias de cenários diversos como, por exemplo, períodos secos, chuvosos ou com picos de demanda. Foi possível também avaliar a logística empregada visualizando a capacidade de execução e a taxa de ocupação das equipes e equipamentos.

Com o modelo foi possível desenvolver e implantar um sistema analítico de planejamento para o dimensionamento das equipes e equipamentos de campo resultando em melhora de eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados.



Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!





Fechar X

Avise-me próxima turma



Fechar X

Indique esta página