Compartilhe:

118 Sulfetado – Vale

Cenário

Para extração de minério de cobre e ouro, a empresa brasileira Vale desenvolveu o projeto 118 Sulfetado. Trata-se de mina subterrânea com uma única rampa para transportar os minérios extraídos até a superfície.

Desafio

Após a previsão de demanda, surgiu uma questão cuja resposta seria fundamental para o andamento do projeto. Uma única rampa é suficiente para atender a demanda planejada?

O Projeto

Foi desenvolvido um modelo de simulação que previa o tráfego de caminhões na rampa, considerando a capacidade de carga de cada caminhão, a interferência de veículos operacionais, a quantidade de minério extraída por dia e o comportamento de caminhões carregados e vazios.

Foram simulados nove anos de operação e identificou-se que a rampa não atenderia a demanda no sétimo ano. As equipes então, buscaram identificar alternativas que pudessem evitar a necessidade de uma segunda rampa.

Resultados

Concluiu-se que o uso de caminhões de 50 ou 55 toneladas, ao invés dos originalmente planejados de 40 toneladas, viabilizariam a operação no ano 7 sem a necessidade de construção de nova rampa.

Além disso, foi recomendado um sistema de priorização dinâmica para o tráfego de caminhões na rampa.



Fechar X

Cadastre seu e-mail para receber novidades!





Fechar X

Avise-me próxima turma



Fechar X

Indique esta página